Como o Marketing Digital pode ajudar no combate à crise no turismo?

Estava tudo a correr bem, até que de repente…COVID-19! Ninguém estava preparado para esta nova realidade, e agora, especialmente agora, tem que mostrar o seu valor para conseguir salvaguardar o seu negócio.

Este artigo é para o turismo, mas se mudarmos algumas palavras pode ser adaptado para outra indústria. Sendo este um assunto tão sensível vamos utilizar termos mais técnicos, em caso de dúvidas podem sempre enviar um email para info@logrise.com que vamos ter todo o gosto em responder. Dito isto, vamos lá ao que interessa!

Veja como algumas implementações de marketing podem ajudar a combater a crise.

Publicidade PPC (Pay-Per-Click) - Não entreguem a vossa recuperação às OTAs

A reação natural durante uma crise como esta é recuar em todos os investimentos de marketing enquanto espera para ver como as coisas se vão desenvolver. Embora isso possa produzir uma pequena economia a curto prazo, terá impactos negativos a longo prazo e poderá retardar o retorno ao sucesso quando os negócios recuperarem novamente. Lembre-se de que os anúncios PPC são apenas exibidos quando há pesquisas relevantes, por isso, faz todo o sentido de pelo menos, proteger sua marca.

As pessoas ainda esperam viajar dentro de alguns meses, portanto a reserva direta deve continuar a ser o foco principal para atraí-los. As OTAs continuam a fazer “bids” (ou lances) nas marcas de hotéis, se você for o gestor de marketing de um hotel e parar com a sua publicidade de branding estará a perder as suas reservas diretas que por consequência tem um menor custo que através de uma OTA. Não deixe que isso aconteça!

Outra vantagem dos anúncios PPC contínuos é que o texto do anúncio pode ser atualizado instantaneamente, permitindo então que altere frequentemente a sua mensagem para os clientes quando eles pesquisarem a sua marca. Pode destacar o seu plano de acção interno face ao Covid-19, uma oferta de compra antecipada, políticas de cancelamento etc…, dando destaque aos hóspedes que eles podem reservar com confiança para o futuro.

O nosso conselho neste aspecto é:

  • Reduzir os gastos em campanhas de prospecção.
  • Continuar com  as campanhas de branding e Remarketing.

Aprende mais sobre como aumentar a taxa de conversão neste guia rápido SEM ou Google ADS

SEO

Com campanhas de PPC ou não, investir tempo em estratégia de SEO terá benefícios de curto e longo prazo, vejam-nos como exemplo, aproveitamos para melhorar o website e “lamber” todas as novas páginas garantindo então que estavam SEO-ready!

Coisas simples, como atualizar as metatags e os títulos da página principal, permitem criar uma mensagem específica para os utilizadores que estão a pesquisar a sua marca ou os seus serviços.

Embora estas alterações não sejam instantaneamente visíveis como nos anúncios PPC, vão ocorrer razoavelmente rápido e vão permitir que mantenha os seus clientes atualizados. 

Data Marketing

O Data Marketing é a estratégia de usar as informações dos clientes para criar as audiências perfeitas, segmentadas e com a nuance de direcionar as suas mensagens de maneira criativa e directa à pessoa certa. É A MUDANÇA do momento do marketing digital!

A crescente quantidade e qualidade dos dados recolhidos através de marketing foram seguidas por um crescimento explosivo das tecnologias para a produção e a automação.

A decisão final é baseada em dados e leva respostas a perguntas como quem, quando, onde, qual a mensagem e torna essas respostas acionáveis.

O uso e a activação dos dados, geralmente de maneira automática ou semi-automática, permitem uma estratégia mais optimizada. Esta estratégia de marketing é mais personalizada e também é a responsável por causar um impacto positivo no ROI.

É aqui que entra o Amplifier, com base no que foi aqui dito, é uma ferramenta poderosa que usa e abusa de Data Marketing, auxiliando nas suas decisões estratégicas diárias e na retenção dos seus clientes rentabilizando os seus dados digitais!

CRM

Crie uma lista de email para viajantes a lazer, viajantes de negócios e viajantes em grupo que tenham cancelado as reservas. Quando a situação do COVID-19 começar a melhorar, envie um e-mail solicitando a esses convidados que remarquem puxando então por regalias ou uma cortesia de boas-vindas.

Também é importante manter-se conectado com os seus clientes habituais durante este período. Considere fazer uma parceria com uma causa ou instituição de caridade relevante e envie um email a esses clientes a solicitar que eles doem algo em troca de vantagens e recompensas no seu hotel que podem ser usadas numa estadia futura. Agora, mais do que nunca, apoiar instituições de caridade é fundamental em todo o mundo.

Redes Sociais

Mantenha-se ligado aos seus seguidores com os mais variados conteúdos que estejam ligados ao seu negócio.

O tempo gasto nas redes sociais aumentou significativamente desde que as pessoas em todo o mundo foram convidadas a ficar em casa, e essas mesmas pessoas estão ansiosas por conteúdo que ofereça um pouco de fuga da situação atual.

Aqui vão algumas ideias de conteúdo para as redes sociais:

  1. Partilhe uma foto do seu hotel e peça aos seus seguidores para partilharem fotos deles enquanto estiveram lá alojados.
  2. Partilhe receitas do Chef do restaurante e desafie as pessoas a recriar o prato em casa.
  3. Partilhe tratamentos de spa em casa ajudando as pessoas a escapar e a relaxar.
  4. Partilhe aulas de exercícios ou atividades em casa com a sua equipa de animação através de pequenos vídeos.

Concluímos então com este pensamento final:

Mais do que procurar novos clientes há que focar em como podemos repetir a experiência dos clientes. 

Esse foco em novos clientes deverá ser através de meios de custos controlados de forma que traga mais conversões – sendo que actualmente é importante focar na confiança e segurança.