Hey... Subscreve-te agora!
E ganha 20% de desconto
no nosso software para criar anúncios
Home / Blog / Redes Sociais / Guia prático: como vender no Instagram
Vender no Instagram? O Instagram não é só para fazer partilhar fotos e meter gostos?
É verdade, essa era a ideia inicial. O Instagram quando foi criado foi com o objetivo dos profissionais de fotografia exporem as suas fotos, o concorrente ideal para o Pinterest, mas rapidamente cresceu a um ritmo alucinante e é hoje a segunda maior rede social do mundo.
Em 2012, o Facebook comprou o Instagram por cerca de 1 bilhão de dólares (baratinho não é verdade? 😉). Com o crescimento da plataforma vieram novas funcionalidades, e hoje é uma ferramenta de vendas incrível.
Existem 3 maneiras para vender no Instagram:
O Instagram Ads foi a plataforma criada para gerar anúncios para o Instagram. No entanto, quando o Facebook comprou o Instagram decidiu mesclar essa plataforma com a já existente do Facebook (Facebook for Business), e hoje em dia todos os anúncios para ambas as redes sociais são feitos nessa plataforma.
Essa união trouxe outras vantagens, como a possibilidade de se poder anunciar no Instagram sem sequer ter conta na mesma.
Toda a gente que tem uma página de Facebook, ou uma conta profissional Instagram.
Crias campanhas no Facebook Ads? Detalhamos 14 coisas que estás a fazer mal e não sabias
Criar anúncios no Instagram é relativamente fácil e os resultados são tendencialmente bastante interessantes. Embora o Instagram não tenha o problema de alcance orgânico que o Facebook tem, na realidade quando investe em anúncios, acelera consideravelmente o alcance dos seus conteúdos e obviamente isso ajuda a ganhar seguidores e visibilidade. Para criar anúncios no Instagram, existem apenas duas formas: através do botão “promover”, ou então, através do gestor de anúncios do Facebook.
Acontece o Facebook por vezes reprovar anúncios. O Tio Mark não é exatamente uma pessoa piedosa nem muito propensa a explicações. Ou seja, é bastante provável que em algum momento receba a notificação de anúncio reprovado no Facebook porque violou uma das políticas de privacidade. Nesse caso, ou descobre logo qual é o problema ou o melhor é tentar uma nova estratégia.
Anúncios no Instagram são a maneira mais eficaz de conseguir aumentar a visibilidade da sua empresa e por consequência aumentar as vendas dos seus produtos/serviços. E não quer isto dizer que tenha de vender um rim para poder anunciar, não, tudo depende do produto/serviço que quer e o público-alvo.
A outra maneira de vender no Instagram que ainda é recente é o lançamento do Instagram Shopping ou Loja no Instagram, que permite às empresas identificarem produtos nos seus posts do Instagram e conectarem esses produtos por meio de uma lojinha virtual no Instagram. Já falamos em profundidade e explicamos passo a passo como activar este recurso neste guia de 5 minutos sobre o Instagram Shopping. Contudo, a seguir deixamos um resumo.
O Instagram Shopping permite identificar múltiplos produtos em fotografias no Instagram e linkar esses produtos com páginas detalhadas de informação sobre esses mesmos produtos, levando o utilizador a fazer checkout no site da marca, adquirindo o produto em questão. O Instagram Shopping já está disponível em Portugal e tornou-se uma importante ferramenta de marketing no Instagram.
Ao identificar um produto numa publicação e após o utilizador abrir essa mesma publicação para visualizar o seu conteúdo, ao clicar sob a imagem, o produto é identificado com uma etiqueta relativa ao nome do produto e preço.
Ao clicar num produto, o utilizador é direcionado automaticamente para a loja no Instagram da marca em questão, onde poderá visualizar o produto identificado na publicação, bem como mais produtos da mesma marca.
Esta tela abre de baixo para cima no aplicativo do Instagram, quando o utilizador clica numa etiqueta de produto ou no botão “ver produtos” que aparece nas publicações com produtos identificados.
O utilizador pode ainda marcar os produtos como favoritos e adicionar facilmente às suas coleções de itens favoritos no Instagram.
Se o utilizador clicar no produto já dentro da loja no Instagram da marca, ele será redirecionado para os detalhes desse mesmo produto.
Nos detalhes, é possível visualizar múltiplas fotografias do mesmo produto, o nome e preço do produto e mais abaixo, visualizar um atalho rápido para a loja da marca, bem como um botão “seguir” para começar a seguir a conta da marca no Instagram.
Ao centro e em grande destaque, o utilizador encontra um botão “Ver no Site” para que possa visualizar o mesmo produto no E-Commerce da marca em questão e comprar caso tenha interesse.
Ambos as estratégias são válidas, e vão com certeza ajudar a aumentar as suas vendas através do Instagram sendo que é fundamental realizar testes para entender qual das abordagens gera um melhor retorno para o seu negócio/marca, tendo em conta a experiência do utilizador também.
Também existem ferramentas para facilitar a gestão dos teus anúncios. O Amplifier rentabiliza melhor os orçamentos dos anúncios do Facebook e Instagram e reduz o tempo de análise.
E ganha 20% de desconto
no nosso software para criar anúncios