Automação de KPIs - 9 Razões para usar

Automação de KPIs

A Automação de Marketing baseia-se no uso da tecnologia e da inteligência artificial para automatizar e unificar processos de Marketing, garantindo uma comunicação com base no comportamento dos consumidores.

Mas, o que são os KPIs?

Os Key Performance Indicators são, como o nome indica, Indicadores Chave de Sucesso. Estes indicadores dão-te acesso a dados sobre o sucesso e a performance da tua empresa. 

Aprende mais sobre a automação no nosso artigo Automação de marketing: a chave para aumentar as vendas online

Reduzir tempo e erros com KPI automation

O uso de um software para automatizar os KPIs vai agilizar as operações da tua empresa e evidenciar oportunidades em termos de eficiência de custos, que de outra forma poderiam não ser visíveis. 

A automação de KPIs permite-te aumentar a eficiência, poupar dinheiro e gerar mais insights

Para além de agilizar muitas tarefas, esta automação também te garante acesso aos dados que precisas, num formato acionável e em tempo real.

Quando é que a automação pode falhar?

Existem dois fatores que deves ter em atenção e que podem dificultar ou atrasar a implementação desta automação: 

  • A mudança cultural que requer, já que estes softwares tendem a ser transparentes e abertos.
  • Os negócios que têm vindo a ser geridos por métricas devem passar a ser geridos por objetivos.

 

Quais são os KPI que podem ser automatizados?

Deves incluir 4 grupos gerais de KPIs na automação:

  1. Indicadores de aquisição 
  2. Indicadores de engagement
  3. Indicadores de conversão 
  4. Indicadores de retenção

A automação dos KPIs mais indicados permite-te ter acesso a várias informações valiosas. No entanto, deves ter em conta que nem tudo é certo e que as tuas automações devem evoluir, envolvendo análises e mudanças na estratégia ao longo do tempo.

9 Razões para usares a Automação de KPIs

  1. Redução de Custos e Despesas Gerais – passas a conseguir identificar problemas, que de outra forma provavelmente teriam passado despercebidos. Assim, podes tomar decisões mais rápidas e informadas, tornando os processos mais eficientes a nível de custos. O resultado, na prática, é uma série de poupanças que vão acontecendo ao longo do tempo. 
  2. Identificação de oportunidades – consegues identificar as áreas do teu negócio que estão a gerar mais dinheiro e as que estão a perder mais dinheiro. Para além disso, os dados ajudam-te a identificar áreas de oportunidade ou de risco com antecedência, permitindo-te agir antes que as tendências de mercado se instalem.
  3. Melhor controlo interno – podes monitorizar a performance da tua equipa, identificar as razões pelas quais as funções não estão a ser executadas da melhor forma e guiar os teus colaboradores em termos de possíveis melhorias.
  4. Aumento da receita e das margens – passas a ter acesso a dados reais. Estes dados permitem-te uma melhoria na tomada de decisões. Consegues perceber onde é que o teu negócio está a gastar mais dinheiro e onde é que está a ser mais rentável, permitindo-te poupar dinheiro. 
  5. Fonte da verdade – a automação de KPIs permite-te fazer mudanças rápidas e gerar gráficos e tabelas que demonstram progresso. Como estas ferramentas são baseadas em dados, não podem ser negadas ou desvalorizadas. 
  6. Melhor prática da indústria – todos os negócios são diferentes, mas existem certos aspetos – como o uso de relatórios na gestão – que devem ser comuns a todos. (Descobre quais as métricas que deves ler nos relatórios de marketing)
  7. Responsabilidade e Responsabilização – a utilização destes sistemas força uma mudança cultural nas empresas. A tendência é que deixe de existir uma cultura de culpabilização e surja um ambiente de entreajuda ao longo das equipas. 
  8. Alinhamento com a estratégia – um bom sistema de automação tende a forçar os seus utilizadores a pensar sobre os objetivos de negócio. Estes objetivos são baseados na estratégia da empresa e levam ao seu alinhamento. 
  9. Standardização – se tiveres a informação disponível num formato standard e se usares as terminologias de indústria standard, o teu acesso a meios que te permitem fazer benchmarking interno e externo aumenta. 

A automação de KPIs vai ajudar-te a promover o sucesso interno, conduzindo a uma cultura de automação e a descobrir novas oportunidades de consolidação do teu negócio.