Como podes fazer análise da concorrência em 5 passos?

mão segurando um gráfico

Com certeza já ouviste dizer “Amigos por perto e inimigos ainda mais perto” e essa frase faz muito sentido para este artigo, porque deves sentir os teus amigos (clientes) perto, mas deves manter os  teus inimigos (concorrentes) ainda mais perto, aliás, sempre debaixo de olho.

Ao fazeres uma análise da tua concorrência não só vais perceber como te podes destacar como vai ajudar-te a não dares um passo maior que a perna.

O que é a análise da concorrência?

A análise da concorrência, também conhecida como estudo de mercado, não é nada mais nada menos do que uma pesquisa sobre o que as empresas que são tuas concorrentes oferecem ao público, sobre como fazem a sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes

Esta é uma prática importante para as etapas de planeamento e de gestão de vendas, porque permite:

  • Tomar as decisões com base em boas práticas, ou seja, não dar o tal passo maior que a perna.
  • Identificar os riscos e oportunidades que são capazes de prejudicar ou de impulsionar as tuas vendas.

A importância da análise da concorrência

Mas porque deves investir tempo e dinheiro olhando para os concorrentes quando há tanto trabalho a ser feito dentro de casa?

Essa é uma pergunta muito comum…  para o qual temos uma resposta muito simples: para garantir que a tua empresa seja sempre aquela que oferece a melhor solução e as melhores condições para os clientes.

Desta forma, podes dizer que a análise permite criar estratégias e implementar mudanças que serão capazes de aumentar as tuas vendas, alavancar a tua receita e por consequência posicionar melhor a tua marca.

É evidente que as iniciativas que conduzem o teu negócio, não devem ser unicamente pensadas de acordo com o que os concorrentes estão a fazer.

As informações obtidas por uma boa análise da concorrência são mais um elemento a ser considerado para o plano estratégico, somadas ao conhecimento do público, aos resultados e históricos das tuas vendas, entre tantos outros fatores.

 

Analisar a concorrência em 5 passos

Embora pareça complexo realizar uma análise quando se tem recursos escassos, esta não é nenhuma missão impossível.

O ideal é que haja uma pessoa ou uma equipa dedicada a este tipo de análises e as demais a serem desenvolvidas.

Mas, se isso ainda não for possível, deves ao menos incorporar os passos a seguir na hora de elaborar um novo plano que consideres um cenário mais amplo sobre o mercado.

Deves ter em conta estes 5 passos:

1. Define objetivos claros da tua análise da concorrência

Todo tipo de estudo ou pesquisa necessita de objetivos claros a serem alcançados durante a sua execução.

Se não delineares essas questões logo no início do trabalho isso pode resultar em desperdício de tempo em cima de dados pouco úteis ou, pior ainda, na ausência das informações mais importantes.

Então, nesta etapa da tua análise de concorrência, tenta estabelecer algumas prioridades na hora de fazer o estudo do mercado. 

Alguns exemplos podem ser:

  • Ter uma solução com melhor posicionamento para definir preços dos teus serviços ou produtos;
  • Melhorar a percepção da tua marca, sendo reconhecida como a empresa que presta o melhor atendimento aos clientes;
  • Conquistar novos clientes dentro da base ativa dos concorrentes, conhecendo os pontos fracos dos seus produtos e serviços.

Esse tipo de objetivos vão nortear-te em todo o estudo, dando-te diretrizes sobre o tipo de KPI’s (Key Performance Indicators) que deves ter em conta e sobre quais devem ser as conclusões a serem apresentadas.

2. Escolhe os critérios a ser analisados

Depois de definires os objetivos da análise, é hora de selecionares todos os KPI’s relevantes que devem ser encontrados sobre cada um dos concorrentes para atingires esse objetivo.

Estes são alguns KPI’s que costumam ser pesquisados num estudo de mercado:

  • Dados sobre fundação e gestão da empresa;
  • Principais produtos e serviços;
  • Política de preços e descontos;
  • Diferenciais no mercado;
  • Estratégias de marketing e comunicação

Sabias que podes automatizar os KPIs?

3. Identifica o melhor método de coleta

Apesar de muitos desses dados estarem expostos em bancos de dados públicos, ainda assim é preciso executar um importante trabalho de investigação mais profundo, consultando ex-clientes, utilizando ferramentas de análise e procurando por dados na internet.

Por essa razão, assim que forem definidas as informações necessárias para o estudo, também é preciso definir o método ideal para a coleta, prevendo os custos e o tempo a ser dedicado pela equipa.

Ferramentas que ajudam-te a analisar os concorrentes:

  • Google Alerts
  • Facebook Library
  • Ferramentas de análise de redes sociais
  • Amplifier
  • SEMrush

4. Levanta e interpreta os dados

O ideal é que haja um período de tempo muito bem definido para isto, uma vez que estratégias de vendas, marketing e comunicação podem mudar devido a campanhas e a eventos sazonais – como Natal ou Férias, por exemplo.

E a partir daí comparares os dados dos teus concorrentes com os dados da tua empresa.

5. Apresenta os resultados da análise da concorrência para as áreas envolvidas

Por fim, os dados devem ser consolidados num estudo e serem apresentados para todas as áreas interessadas.

Muito além da área comercial, a análise de concorrência deve chegar ao departamento Financeiro, à área de Marketing e até à de Recursos Humanos, que pode elaborar treinos e benefícios para os vendedores que os motivem a vender mais.

Tal como acabaste de ver não é nenhum bicho de 7 cabeças nem é necessário gastar fortunas para analisar a concorrência e é certamente uma mais valia para o crescimento da tua empresa, fazer este estudo.

Lembra-te objetivo claros e KPI’s relevantes, alguma dúvida podes sempre falar connosco!

Continua a ler: Benefícios do Data-Driven Marketing para agências