Poupar tempo e dinheiro é possível através da automação de Marketing

desenho abstracto

A Automação de Marketing baseia-se no uso de um software onde são definidas regras, fazendo com que certas tarefas rotineiras passem a ser automáticas. Através deste processo podes comunicar com os teus clientes na altura que melhor lhes convém, levando a uma conexão mais eficiente e mais segmentada, visto que estes softwares te garantem acesso a insights mais valiosos e com qualidade superior acerca dos teus contactos e mais tempo para dedicar às leads que estão mais preparadas para efetuar a compra.

Automação de Marketing em números

O principal objetivo da Automação é garantir que a equipa de vendas tenha acesso a leads organizadas e de elevada qualidade, para que esta seja mais produtiva e obtenha mais receita para o teu negócio. 

Quando feita de forma efetiva, a Automação ajuda empresas das mais diversas dimensões a atingir os seus objetivos de marketing e a impulsionar os seus resultados. 

Sabias que...

  • … 90% dos melhores Marketers do mundo consideram que a automação tem uma grande importância no seu sucesso?
  • … Quase 80% dos diretores de marketing afirmam que a principal razão da implementação da automação é o aumento da receita?
  • … Em média, a produtividade das vendas aumenta em 14,5% com a automação?

Embora vários aspetos do teu negócio possam beneficiar da automação, cada caso é um caso e deves sempre analisar e automatizar o que funcionar para ti. Deves também ter em mente que a automação não tem como objetivo substituir pessoas, mas sim facilitar e agilizar o seu trabalho, de forma a que seja mais produtivo e rentável. 

Se quiseres saber mais sobre como funciona a Automação de Marketing, quais são os seus benefícios e funcionalidades, lê aqui

Como saber se precisas de Automação de Marketing?

A Automação de Marketing permite-te alcançar mais objetivos com menos esforços. Se uma ou várias das afirmações seguintes forem verdadeiras para o teu negócio, deves ponderar investir em Automação:

  1. Os teus esforços de Marketing não estão a correr tão bem como querias
  2. O teu ciclo de vendas é demasiado longo
  3. Não tens dados suficientes para segmentar as tuas leads
  4. As tuas leads não estão a “responder” bem às tuas abordagens
  5. A tua lista de leads é demasiado curta

10 Formas de Poupar através da Automação de Marketing

Lembra-te: mesmo com a melhor ferramenta de Automação, as tuas campanhas e mensagens devem estar sempre centradas em torno de pessoas reais e com quem os clientes possam falar. 

Mas afinal, como é que podes poupar tempo e dinheiro com a automação? Deixamos-te 10 possibilidades:

1. Atualizações e posts nas Redes Sociais

Se automatizares a publicação de conteúdos e anúncios nas redes sociais, podes poupar mais de 6 horas por semana na gestão das redes e imputar esse tempo noutras tarefas. Para além disso, garantes que os teus perfis estão sempre atualizados! 

2. Conteúdo Dinâmico

Podes mostrar ofertas e conteúdos personalizados, com base nas pesquisas anteriores e histórico de compras do utilizador. Sabias que os negócios que usam esta funcionalidade mostram um aumento nas vendas de, em média, 20%?

3. Amplificação de Conteúdo

Podes aumentar a tua taxa de resposta em 250% se automatizares a divulgação e os e-mails de follow up.

Vê estas 4 dicas para vender mais através do e-mail marketing

4. Reservas e marcações de clientes

Se definires as marcações de reuniões com clientes através de uma ferramenta de automação, poupas 80% do teu tempo em planificação e gestão de equipas.

5. Nutrição de Leads

Várias empresas que automatizam a nutrição de leads, com e-mails bem definidos em termos de ofertas e de datas, verificam um aumento de 10% nas receitas.

Aprende mais sobre leads e porquê são importantes para aumentar as vendas online

6. Emails no pós-compra

Sabias que a aquisição de um novo cliente custa entre 5 a 30 vezes mais do que a retenção de um cliente que já tenhas? A automação de emails de follow up impulsionam o envolvimento do cliente, bem como o upsell.

Aprende a vender mais através da Retenção de Clientes

7. Pontuação e Segmentação de Leads

Ao automatizares este processo, as leads que já estão preparadas para a compra chegam à equipa de vendas, que pode tratar da abordagem de venda.

8. Ofertas upsell

Os negócios que usam a opção de upsell de um clique quando vendem online (oferta de um produto mais vantajoso para o cliente e mais rentável para a empresa no final da compra) podem aumentar a média de encomendas em 360% ou mais.

9. Programas de incentivo e de lealdade

Sabias que 49% dos consumidores estão dispostos a trocar de marca apenas por receberem um cupão de desconto de outra marca? Para garantires que isso não acontece contigo, incentiva e recompensa os teus clientes pela sua lealdade, dando-lhes sempre razões para voltarem a comprar os teus produtos ou serviços.

10. Base de dados

A automação de marketing permite-te atualizar o teu CRM de forma automática, usando informação recolhida diretamente das ações das leads ou dos clientes, bem como as interações que estes têm com o teu conteúdo de marketing digital. Desta forma, terás sempre uma base de dados limpa e atualizada, sem teres que perder horas nisso!

Medir os resultados e definir KPIs

Os software de Automação de Marketing garantem o acesso a diversos dados e a relatórios analíticos. Com esta ferramenta disponível, serás capaz de tomar melhores decisões, mais rápidas e com base em dados reais, acerca de como queres aplicar os teus esforços e o teu investimento. Através de uma abordagem baseada em dados, poderás aumentar a interação com os teus clientes, levando a receitas mais elevadas e a uma vantagem competitiva distinta.

Para além disso, tens também acesso a dados de performance das tuas equipas de marketing e de vendas, permitindo-te medir os resultados obtidos consoante os esforços aplicados. 

Existem pelo menos 8 KPI’s que deves querer ter no teu dashboard e dar atenção aos seus valores e evolução: 

  1. Percentagem de leads qualificadas para Marketing (MQL) que se tornam leads aceites pelas vendas (SQL) – este indicador dá-te uma boa visão do relacionamento e comunicação entre as equipas de marketing e de vendas
  2. Rácio entre MQL e oportunidade – podes acompanhar e verificar de forma efetiva a contribuição da equipa de Marketing para o Pipeline 
  3. Rácio entre MQL e receitas – mostra como a equipa de Marketing está a contribuir para as melhores vendas
  4. Número de Leads recicladas para a automação de marketing – se este número se verificar muito alto, deves rever o conceito de Lead pronta para ser abordada pelas vendas. 
  5. Comprimento do Ciclo de Vendas – Um dos objetivos de marketing e de vendas, normalmente, passa pelo encurtamento do ciclo de vendas. Se fores acompanhando este indicador, será mais fácil para alinhar os passos a seguir neste sentido, fazendo com que as equipas de marketing e de vendas trabalhem na mesma linha. 
  6. Performance das campanhas – Verifica qual o tipo de campanhas que resultam melhor no teu negócio e serás capaz de gerar mais receitas com menos recursos.
  7. Performance do conteúdo – Acompanha estes indicadores para perceberes qual o tipo (ou tipos) de conteúdo que conduzem as tuas Leads ao longo do funil de vendas. (podes ter interesse no nosso artigo: funil de Vendas de Sucesso em 3 passos para Ecommerce) Depois, revê a aplicação do teu orçamento em conteúdo.
  8. Pontos de “colagem” – espera-se que as leads “escorreguem” ao longo do funil de vendas de uma forma suave e contínua, tal como quando entornamos água num funil. Infelizmente, nem sempre acontece assim! Existem pontos do funil de vendas em que os clientes tendem a ficar “presos”. Convém que identifiques, acompanhes e melhores esses pontos.

 

Descobre quais são os KPIs que podes automatizar para melhorar a eficiência da tua empresa 

Afinal, como é que a Automação de Marketing te pode ajudar?

Com todo o conjunto de ferramentas e funcionalidades que estes softwares oferecem, em vez de investires tempo em tarefas rotineiras e que podem ser automatizadas, podes aplicar esse tempo em tarefas mais complexas, que precisam necessariamente de passar pela mão e inteligência humana. Com isto, não quer dizer que a automação deva ou sirva para substituir pessoas, mas sim para facilitar e tornar o seu trabalho mais eficiente. 

Embora a Automação possa beneficiar diferentes negócios de diferentes formas, existem 5 benefícios que são comuns a quase todos os negócios:

  1. Aumento da produtividade das equipas de Marketing e de Vendas
  2. Melhoria dos esforços de nutrição de leads
  3. Aumento das receitas
  4. Aumento da retenção de clientes
  5. Melhoria da estratégia de Marketing

Continua a ler! Relatórios de Marketing: não saber interpretar resultados pode impactar negativamente